No passado dia 2 de Abril, realizou-se pelas 18:30 na EB1-Quinta da Princesa uma acção de sensibilização parental cujo o tema foi: Primeiros Socorros.
Os primeiros socorros constituem-se no primeiro atendimento prestado à vítima em situações de acidentes ou infortúnios, por um socorrista, no local do acidente.
Em Portugal, todos os anos morrem centenas de pessoas vítimas de acidentes rodoviários, laborais, e de lazer, apesar das sucessivas campanhas de prevenção e de sensibilização, esta penosa realidade pouco ou em nada tem alterado os elevados números de acidentes, muitos deles culminam em mortes. A função importante do socorrista é a de manter a vítima viva até a chegada do socorro adequado, bem como não ocasionar outras lesões ou agravar as já
existentes.
Por esse motivo, a equipa do projecto “Tutores de Bairro” pensou ser oportuno dinamizar uma acção de sensibilização parental cujo tema incidisse sobre noções básicas de primeiros socorros destinada aos pais e encarregados de educação sob a dupla óptica de sensibilização e prevenção dos mesmos, como também dos seus educandos.
A realidade é que os acidentes acontecem, quando menos esperamos, e quando eles nos batem à “porta” o que fazer?
A resposta foi dada por Artur Alves e Márcio Brás, elementos da Cruz Vermelha do Seixal., que ao longo de uma hora, explicou algumas noções e cuidados básicos que são necessários prestar em caso de ferimento, acidentes, ou traumatismos mais habituais nas crianças. Sempre que há um acidente, existe uma série de passos que podem ser dados no sentido de melhorar e de não agravar o estado da vítima. A par disso, esta acção também serviu para desmistificar algumas noções erradas que ainda se encontram muito enraizadas na cultura popular e que podem ser altamente nocivos, tal como por exemplo: usar manteiga em caso de queimaduras, ou pasta de dentes.
Se por momentos existiu dúvidas sobre a pertinência do tema, o desenvolvimento da acção foi bastante esclarecedor nesse sentido, com as imensas dúvidas que foram sucessivamente colocadas ao dinamizador da acção, o que acabou por ser bastante positivo porque converteu esta acção mais interactiva e dinâmica.
Concluindo, se todos nós tivermos algumas noções básicas de socorrismo, todos nós podemos minorar eventualmente situações graves, ou quem sabe até mesmo salvar vidas.
Equipa do Projecto “Tutores de Bairro”
Sem comentários:
Enviar um comentário