terça-feira, outubro 06, 2009

** Torneio Nacional de Futebol de Rua - Futebol pela Inclusão**


















No dia 2 a 5 de julho realizou-se no Seixal a sexta edição do Torneio de Futebol de Rua Organizado pela Associação CAIS e promovido localmente pela Santa Casa da Misericórdia do Seixal.

Este ano, este importante e ambicioso projecto de intervenção social, contou com as participações das equipas: Aveiro, Açores, Braga, Faro, Beja, Portalegre, Setúbal, Lisboa, Santarém, Madeira, Castelo Branco, Coimbra Porto e Viana do Castelo.
É caso para dizer, que quase todos os distritos do país estiveram representados nesta grande iniciativa de promover o futebol pela inclusão social.

A equipa de Setúbal foi representada por um grupo de jovens da Quinta da Princesa que integram várias actividades do projecto “Tutores de Bairro” e terminram no 3º lugar deste torneio. Este evento, não foi apenas de futebol que se tratou, na realidade tratou-se de de um encontro nacional, onde os jovens de quase todo o país tiveram a oportunidade de se conhecer, quebrando barreiras geográficas e sociais, construindo outros padrões de sociabilização e de fraterno convivo, afinal o desporto não é só competição.

Em jogo, estiveram também a amizade, o Fair Player, o respeito pelas regras, pelos adversários, o saber perder e ganhar e o saber estar e ser.
O desporto em geral, e o futebol em particular há muito que servem de veículo na mobilidade social de milhares de crianças e jovens em todo o mundo provenientes de meios socioeconómicos baixos, a realização deste torneio permitiu dar visibilidade social há muitos destes jovens que aspiram uma oportunidade de singrar neste universo do mundo do futebol.

Os participantes não eram estrelas, nem muito menos galácticos, daqueles que costumam ver no pequeno ecrã, é certo, mas a organização do torneio esforçou-se para proporcionar as melhores condições, e isso foi um aspecto bastante notório e meritório que queremos aqui destacar.

No final, o Torneio foi ganho pela equipa de Lisboa que bateu a equipa de Bragança por 5-3, a equipa de Setúbal representada pelos jovens do projecto “Tutores de Bairro” disputou o 3º e 4º lugar com a equipa do Porto, tendo vencido o jogo por expressivos 5-1, no final houve ainda um momento de confraternização entre as várias delegações.

Em suma, acreditamos que a festa foi de todos, pela participação e pela importância de estarem a representar os seus distritos, pela festa, elo convívio e amizade, pela alegria e emoção que acompanhou todos os momentos deste torneio.
Afinal o mais importante não era vencer, por isso não houve vencidos nem vencedores, fundamentalmente o desporto pode e deve se uma ferramenta importante de inclusão social.

O projecto ficou naturalmente orgulhoso da participação dos seus jovens, a eles e a todos, parabéns e obrigados.

1 comentário:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.