No passado dia 19 de Fevereiro, realizou-se pelas 19horas na EB1 Quinta da Princesa uma acção de sensibilização parental cujo o tema foi: “Gestão e Mediação de Conflitos em contexto escolar”.
O crescente número de notícias e casos que têm vindo a público sobre violência escolar, é um facto que deve levar todos os agentes educativos a olhar para o fenómeno com alguma preocupação e atenção.
O crescente número de notícias e casos que têm vindo a público sobre violência escolar, é um facto que deve levar todos os agentes educativos a olhar para o fenómeno com alguma preocupação e atenção.
Face a este cenário, a equipa de Tutores de Bairro” promoveu uma acção de sensibilização parental dirigida aos encarregados de educação e professores com o objectivo de informar e estimular reflexão à volta deste assunto.
A acção de sensibilização foi dinamizada por Pedro Martins responsável pelo (IMAP), Instituto de Mediação e Arbitragem de Portugal.
O principal objectivo desta acção de sensibilização era de esclarecer os presentes sobre à importância de não ignorar condutas de cariz conflituoso nas crianças, procurando desenvolver estratégias pacíficas de mediação e resolução.
Pedro Martins deu algumas dicas aos pais sobre alguns comportamentos que estes deveriam adoptar quando se depararem e/ou observarem conflitos entre crianças e consequentemente algumas metodologias de gestão e resolução de conflitos entre pares, nomeadamente centradas nas próprias crianças.
Uma das estratégias que se pode utilizar por exemplo, chamar uma criança mais velha a gerir e tentar a solucionar um conflito entre outras duas, fomentando e centralizando nelas próprias auto-consciência, co-responsabilizando-as para a necessidade auto-gestão dos seus desentendimentos sem recurso ao confronto verbal ou físico.
Esta acção teve a duração de cerca de 2h e30 e contou com participações muito produtivas durante a sessão, facto que nos levam a pensar que o principal objectivo foi alcançado isto é, procurar envolver de uma forma mais activa e participativa os encarregados de educação na vida dos seus educandos.
A equipa do Projecto “Tutores de Bairro”
Sem comentários:
Enviar um comentário